Se quiser manter o Brasil do atraso, da pobreza que vc vê todo dia na TV e até “te emociona”, reveja suas informações e de onde elas vem.
Será que algumas de suas “fontes” (mesmo que de forma ingênua), não fizeram sempre o papel de opressores da sociedade? E por desempenharem tão bem este teatro, tornaram-se sedutores e até cínicos, que é uma característica de quem considera a moral como um valor duvidoso, de 3a classe?
É um questionamento pesado, de caráter existencial e você precisa “sobreviver”, mantendo suas animadas festas e churrascos, seus amigos de anos e anos; mas mesmo assim, dá para ser MAIS ASSERTIVO nos seus relacionamentos com pessoas desengajadas, que parecem que vieram para a vida à passeio.
Dá também para conhecer novos amigos, que tenham uma atitude e uma conduta mais proativa diante das mazelas do mundo, das quais nenhum de nós deixa de ser co-autor, nem que seja por omissão. Não há necessidade de abandonar os antigos amigos, até porque alguns serão certamente parentes ou até companheiros de vida, mas talvez surja a necessidade de redimensionar o tempo gasto com cada um deles…neste novo caminho, o tempo dirá se vale a pena permanecer neste ou naquele relacionamento.
Mesmo sem grandes mudanças, é possível ter uma postura mais definida, ou se isto for difícil demais para você, permanecer mais calado, para não desapontar o interlocutor. Até porque todas as pessoas, umas mais outras menos, tem inúmeras outras qualidades na convivência e até um coração bom a nível familiar e no entorno, mas lembre-se que Al Capone e toda a máfia italiana e americana, também tinham…para os parentes tudo, para os demais apenas os interesses comerciais e financeiros. No caso das máfias e do crime organizado, para os outros a morte, se necessário ou se for um capricho da hora.
Por outro lado, lembre-se também que quase todos respeitam aquele que mostra coerência em suas ações do dia a dia e no trato dos demais cidadãos. Exemplos recentes mostram isto, na solidariedade na invasão da Ucrânia. Gente do mundo todo doando, sendo voluntário para ajudar até a combater. Isto também emociona os corações mais duros, com exceção dos “casos perdidos” sempre presentes na história da humanidade. Se não aqui, estas exceções um dia estarão diante de um tribunal em outro lugar ou dimensão.